A Relação do Sinal da Besta e a Lei de Deus - Apocalipse 13

Muita especulação existe em torno do que se trata ser o "sinal da besta" apresentado em Apocalipse 13:16. Muitos acreditam ser um chip que será implantado na mão ou testa das pessoas; outros já afirmaram ser o uso do código de barras; alguns afirmam ser uma lei que colocará as pessoas em oposição direta aos mandamentos de Deus.

Gostaria de apresentar alguns detalhes do capítulo 13 de Apocalipse que na maior parte das vezes é passado por alto pelos leitores. Na realidade, são verdades que Deus nos deixou nesse capítulo que não estão tão nítidas para que possa ser percebido com uma leitura superficial do texto. É necessário muita atenção e um prévio conhecimento da Lei de Deus. Para ser mais exato, principalmente os quatro primeiros mandamentos de Sua Lei. Eles foram escritos pelo próprio Deus e diz o seguinte (Êxodo 20:3-11):

1° Mandamento
Êxodo 20:3 - "Não terás outros deuses diante de mim"

2° Mandamento
Êxodo 20:4-6 - "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos"

3° Mandamento
Êxodo 20:7 - "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão"

4° Mandamento
Êxodo 20:8-11 - "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou"

É preciso nos atentarmos ao conteúdo principal de cada mandamento, pois eles serão essenciais para descobrirmos à que o "sinal da besta" está relacionado. Conforme pudemos ler no texto acima, a essência desses 4 mandamentos da Lei de Deus são o seguinte:

1° - Adoração
2° - Idolatria, ou seja, culto à imagens
3° - Tomar o nome de Deus em vão
4° - Santificar o Sétimo dia da semana

Existe uma ligação direta com o conteúdo dos versos de Apocalipse 13:11-18, onde o sinal da besta é apresentado, com a essência de cada um dos 4 primeiros mandamentos da Lei de Deus. Para descobrirmos essa ligação entre os dois contextos, iremos ler o texto dividido por blocos, buscando a relação existente entre cada bloco com os 4 primeiros mandamentos presentes na Lei.

1° Bloco
Apocalipse 13:11-12 - "E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão. E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada"

Nesse primeiro bloco, o conteúdo apresentado refere-se à segunda besta que surgiu da terra. Ela exerce o poder da primeira besta. Todas as suas ações estão sendo influenciadas diretamente por ela. Por meio dessa influência, a segunda besta fará com que toda a terra adore a primeira besta novamente. Nesses primeiros 2 versos, encontramos uma ligação direta com a essência do primeiro mandamento de Deus, que é a ADORAÇÃO.

2° Bloco
Apocalipse 13:13-14 - "E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia"

A segunda besta realiza sinais surpreendentes. Esses sinais não são feitos por meio do poder de Deus, mas sim por meio de satanás e os seus anjos caídos. É o dragão quem está por de trás desses sinais. Mas infelizmente o mundo irá se maravilhar com tais sinais. Interessante desse segundo bloco, é que encontramos uma referência à "imagem" da besta, e é justamente sobre IDOLATRIA que o segundo mandamento de Deus está relacionado.

3° Bloco
Apocalipse 13:15 - "E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta"

Qual a finalidade da imagem da besta receber vida (espírito)? O texto responde: "para que também a imagem da besta falasse". A pergunta que devemos fazer agora é: "O que a imagem da besta deve falar?". Primeiro devemos ter em mente que a palavra "imagem" refere-se a algo que é semelhante. Essa "imagem" é feita para ser semelhante à própria besta. Não é aqui uma menção da segunda, mas sim da primeira besta, a qual recebeu uma ferida mortal mas fora curada. 

Para sabermos o que essa imagem deve falar, precisamos ler o conteúdo sobre a primeira besta, já que essa é uma cópia da primeira. E essa informação encontra-se nos versos 5 e 6 do mesmo capítulo:

Apocalipse 13:5-6 - "E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses. E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu

O texto acima nos mostra que a primeira besta recebeu uma boca para proferir blasfêmias contra Deus, e blasfemou de seu nome. Portanto, a "imagem da besta" possui essas mesmas características, e ela também irá blasfemar contra o nome de Deus. O 3° mandamento da Lei de Deus refere-se a proibição de tomar o nome de Deus em vão. Repare que aqui também há uma ligação direta com o terceiro mandamento, pois a menção do nome de Deus está presente em ambos os contextos.

4° Bloco
Apocalipse 13:16-18 - "E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis"

Por fim, o quarto bloco é o qual possui o conteúdo do assunto em questão. É aqui que encontramos o sinal da besta sendo aplicado sobre todas as pessoas. É importante notarmos que o texto diz que, àqueles que receberão esse sinal, não poderão realizar transações comerciais. Para que as pessoas possam comprar ou vender é necessário possuir dinheiro, mas para isso, é preciso realizar algum tipo de trabalho para poder ser remunerado. Entendendo essa relação, podemos então compreender que, o sinal da besta está diretamente ligado com o 4° mandamento da Lei de Deus, pois o mesmo também menciona a questão de se trabalhar, porém, de uma forma diferente.

O 4° mandamento de Deus diz ao Seu povo para lembrarem de guardar o sétimo dia da semana. Devem separar esse dia para fins religiosos e se ausentarem de exercerem qualquer tipo de trabalho secular nesse dia. Em contrapartida, a segunda besta só permite as pessoas trabalharem, caso possuam o sinal da primeira besta. 

Até o momento, as 3 comparações anteriores estavam em oposição aos 3 primeiros mandamentos da Lei de Deus. Se o 4° mandamento está relacionado diretamente com o sinal da besta, logo, não é difícil percebermos que as pessoas que receberem o sinal da besta serão àquelas que estarão transgredindo a guarda do sétimo dia da semana.

Quando lemos a história do povo de Deus, podemos notar que o Sábado é considerado como um sinal entre Deus e o Seu povo. Essa ideia está apresentada nos versos abaixo:

Êxodo 31:16-17 - "Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se"

Ezequiel 20:12 - "E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica"

Não sabemos ao certo como isso será feito, mas o mundo inteiro será colocado em uma posição para transgredir ao sétimo dia da semana, honrando o sinal da besta antes do que o sinal de Deus. Se o sinal de Deus refere-se ao descanso do trabalho em um determinado dia, o sinal da besta deve ser da mesma natureza, ou seja, deve também ser um descanso em outro dia da semana. Para sabermos que dia é esse, é preciso estudarmos quem é a primeira besta, pois o SINAL é uma referência a seu próprio poder.

Logo abaixo, segue o paralelo encontrado em ambos os contextos:

Êxodo 20:3 - "Não terás outros deuses diante de mim"
Apocalipse 13:12 - "...e os que nela habitam adorem a primeira besta"
Êxodo 20:4 - "Não farás para ti imagem de escultura..."
Apocalipse 13:14 - "...dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta..."
Êxodo 20:7 - "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão..."
Apocalipse 13:15 - "...para que também a imagem da besta falasse..."
Êxodo 20:8-11 - "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás..."
Apocalipse 13:16 - "...para que ninguém possa comprar ou vender..."

Essa sequência de características semelhantes não pode ser percebida por uma leitura casual, mas é muito interessante que a essência de conteúdo está presente em ambos os textos.

Fica para o leitor, o dever em estudar quem é a primeira e a segunda besta mencionada em Apocalipse 13.

Que Deus abençoe o leitor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Ladrão na Cruz foi para o Céu Após a sua Morte? - Lucas 23:43

Jesus trabalhava no Sábado - João 5:17

As duas vezes que Deus desceu a terra