Cuidado! Existem Diferenças entre os 10 mandamentos Católicos e os da Bíblia! - Daniel 7:25

Por volta de 600 anos antes de Cristo, existia um jovem chamado Daniel, o qual era judeu e foi levado como escravo para o cativeiro Babilônico. Sua história está relatada em seu pequeno livro de 12 capítulos, dentro da Bíblia sagrada. Além de sua história, Daniel também relata como foi que Deus cuidou dele e de seus amigos quando foram levados cativos para Babilônia. Também relata os sonhos e visões que Deus manifestou para ele acerca das coisas que deveriam acontecer. É um livro com bastante conteúdo profético, sendo que a maioria deles já aconteceram.

O foco do estudo de hoje não está relacionado à história do profeta Daniel, e nem de todas as revelações que ele recebeu. Gostaria de iniciar o estudo de hoje apenas com uma das advertências que Deus deixou para o Seu povo por meio do seu mensageiro. Essa advertência está relatada no verso abaixo:

Daniel 7:25 - "E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo"

Dentro do contexto desse verso, é dito que um poder surgiria em um dado momento da história, e que esse poder agiria "contra o Altíssimo", faria perseguição e destruiria "os santos do Altíssimo", bem como também cuidaria em "mudar os tempos e a lei". Além do mais, a revelação de Deus também nos adverte por quanto tempo esse poder reinaria, mas não iremos abordar esse período nesse estudo. Focaremos apenas sobre a mudança da "lei".

Uma Advertência de Deus


A primeira coisa que devemos considerar é sobre a preocupação de Deus em nos advertir sobre a mudança na Lei. Atualmente, muitos cristãos equivocadamente acabam interpretando que a Lei não é mais válida no tempo em que vivemos. Acham que todos os mandamentos contidos na Lei foram abolidos com a morte de Cristo, e que desde então, estamos vivendo sob um período em que não há a necessidade de cumpri-la. Por outro lado, a advertência dada por Deus na revelação ao profeta Daniel nos mostra exatamente o contrário! Se Deus nos deixou uma advertência, é porque ela é importante aos olhos de Deus! Se é uma advertência quanto à mudança que ocorreria por parte de um poder opressor, é porque devemos nos atentar para não cumprir tais mandamentos, mas sim continuar na observância dos mandamentos que o Senhor nos deu!

O poder mencionado em Daniel 7:25 é simbolizado por um "cifre pequeno", um símbolo para um poder que surgiria do 4° Império Mundial à partir de sua época. O 4° Império referente à sua visão é o Império de Roma. O "chifre pequeno" que surgiria de Roma refere-se ao poder religioso que se formaria ao longo dos séculos. Esse poder religioso nada mais é que a religião Católica formada ao longo dos séculos e instituída como a principal religião no tempo de Roma. Até os tempos de hoje, a religião Católica é conhecida pelas siglas "ICAR", a qual significa "Igreja Católica Apostólica Romana". Sem entrarmos nos detalhes da visão e os significados de suas respectivas simbologias, gostaria de focar somente na mudança da Lei dos 10 mandamentos que ocorreram por meio desse sistema religioso.

Diferença entre as Leis


Infelizmente, nem todos sabem sobre isso, mas existe uma diferença entre os 10 Mandamentos da Bíblia com os 10 Mandamentos Católicos. Muitos sinceros cristãos desconhecem essa diferença. No estudo de hoje, iremos analisar cada uma dessas diferenças, e a consequência dessa mudança. Vamos começar criando uma tabela e colocando cada um dos mandamentos resumidamente lado a lado:

 
Lei de Deus (Êxodo 20)
Lei dos homens
Não terás outros deuses diante de mim
Amar a Deus sobre todas as coisas
Não farás para ti imagens de escultura ... Nem se encurvarás a elas nem as servirás
Não tomar o seu santo nome em vão
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
Guardar domingos e festas
Lembra-te do dia de Sábado para o santificar
Honrar pai e mãe
Honra o teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os teus dias de vida na terra
Não matar
Não matarás
Não adulterar
Não adulterarás
Não furtar
Não furtarás
Não levantar falso testemunho
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo
Não desejar a mulher do próximo
10°
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo ...
Não cobiçar as coisas alheias

Perceba que os mandamentos que sofreram uma forte mudança estão destacado em vermelho.

Alteração: Mandamento Removido


Vamos começar analisando essa diferença pelo 2° mandamento. Na Lei de Deus, o Senhor proibiu a construção e adoração de imagens de escultura. Já na lei de origem católica, esse mandamento foi omitido. Por conta disso, deveríamos ter apenas 9 mandamentos na lei católica, mas para cobrir essa diferença, o 10° mandamento foi dividido pela metade, tornando-se o 9° e o 10° mandamento na lei católica. A divisão do 10° mandamento possui apenas uma razão que é a de "cobrir" a remoção do 2° mandamento da lei de Deus.

Êxodo 20:4-6 - "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos"

Êxodo 20:17 - "Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo"

A Igreja Católica justifica que o princípio do 2° mandamento está contido dentro do 1° mandamento. Alegando a possibilidade dessa junção, dividiu o 10° mandamento em dois! Mas isso não seria trocar "6" por "meia dúzia"?! De fato, a proibição para adorar imagens de esculturas está totalmente ligada à adoração de falsos deuses. Porém, o 2° mandamento não só proibia a adoração de imagens de esculturas, mas bem como a proibição de nos encurvarmos diante delas! A remoção desse mandamento ocultou essa ordem do Senhor, e com isso, a ICAR permitiu a ideia de "imagens de esculturas de santos" serem construídas pelo seu povo, e em muitas vezes, as pessoas se encurvam ou até mesmo se prostram diante de tais imagens. Ainda que alegam não estarem prestando adoração à essas imagens, estão nitidamente realizando um ato proibido por Deus. Inconscientemente estão transgredindo um dos mandamento do Senhor.

Alteração: Dia de Descanso Alterado


A segunda diferença é a substituição do dia de descanso. Enquanto na Lei de Deus é ordenado guardarmos o 7° dia da semana em memória da Criação e em reconhecimento ao Criador, na lei católica é atribuída a guarda do 1° dia da semana (domingo) e de outros dias festivos, os quais, inclusive, não são nem de ordem divina!

Êxodo 20:8-11 - "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou"

Da mesma forma, a Igreja Católica justifica essa mudança com base no dia em que Cristo foi ressuscitado. Estão cientes de que não há ordem divina para essa mudança, e que em nenhum momento, o próprio Jesus ou qualquer apóstolo chegou a ensinar tal mudança do dia sagrado. Alegam que tal mudança está baseada na tradição e não nas Escrituras Sagradas (a qual é a nossa única regra de fé e doutrina). Desta forma, as pessoas e os governantes ao redor do mundo são levados à priorizar o descanso dominical ao invés do descanso sabático! E isso se torna um grande problema, pois a última controvérsia estará relacionada justamente com esse mandamento. Sobre isso, sugiro a leitura do seguinte artigo:



Alteração: O Deus da Lei é Ocultado


A última alteração que podemos encontrar está relacionada ao 1° mandamento da Lei. É uma mudança sutil e pouco percebida, mas com grandes significados. O Senhor Deus foi Àquele quem escreveu a Lei com o Seu próprio dedo (Êxodo 31:18). Ao escrever o 1° mandamento, utilizou-se do pronome "mim" no singular, identificando o proprietário da Lei como sendo uma só pessoa. Além disso, no 1° mandamento da Lei foi vedada a adoração à qualquer outra pessoa que não seja o próprio autor da Lei.

Êxodo 20:3 - "Não terás outros deuses diante de mim"

À quem esse "mim" se refere? Certamente Àquele quem escreveu a Lei, e tal pessoa é identificada no verso anterior:

Êxodo 20:2 - "Eu sou o Senhor [YHWH] teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão"

No hebraico, a palavra "Senhor" nesse versículo refere-se ao tetragrama, ou seja, as quatro letrinhas que se referem ao nome de Deus. "YHWH" é uma referência ao Pai, também identificado na Bíblia como sendo o Deus único na Bíblia (João 17:3; 1 Coríntios 8:6). Ele é o Pai de Jesus, pessoal a qual ele orou para que O reconhecêssemos como o "único Deus Verdadeiro" (João 17:3). Referente ao Pai, Jesus mesmo afirmou que devemos prestar culto de adoração somente à Sua pessoa:

Mateus 4:10 - "...porque está escrito: Ao Senhor [YHWH] teu Deus adorarás, e só a ele servirás"

A mudança nesse mandamento também foi obra da Igreja Católica. Por conta disso fica evidente o motivo, pois ao longo dos séculos, a interpretação sobre a pessoa de Deus mudou diante do que era crido e ensinado. Enquanto na época de Jesus, dos discípulos, e da igreja primitiva, apenas o Pai era reconhecido como sendo o Deus único, posteriormente, a definição de "Deus" deixou de ser único e passou a ser visto como sendo composto por 3 pessoas: o Pai, o Filho e Espírito Santo, dando origem à doutrina da trindade. Isso passou a ser um problema diante do 1° mandamento que se encontrava no singular "mim", e não no plural "nós", e por consequência, o mandamento teve que ser alterado pela igreja.

Poucos percebem que a adoração à qualquer outro ser que não seja o autor da Lei (o Pai), acaba sendo uma transgressão e pecado. É evidente que ao adorarmos qualquer "Deus" que não seja o Deus apresentado na Bíblia, estamos à transgredir tal mandamento.

Conclusão


Conforme pudemos verificar, ao longo dos séculos a Lei de Deus dos 10 Mandamentos sofreu alterações significativas. Não foram alternações sem importância, pois o próprio Deus nos advertiu sobre tais mudanças cerca de 600 anos antes de Cristo. Diante dessas alterações, a ordem de não ter outro Deus diante do autor da Lei foi ocultada, a proibição de fazer e se encurvar diante de imagens foi removida, e o dia de descanso foi trocado do sétimo para o primeiro dia da semana. Que possamos ter cuidado em não desviar os nossos pés nem para a direita e nem para a esquerda, mas cumprir com exatidão os mandamentos que o Senhor nos deixou, pois qualquer coisa além disso é uma falsa e vã adoração ao Senhor:

Mateus 15:9 - "Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens"

Que Deus nos abençoe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Ladrão na Cruz foi para o Céu Após a sua Morte? - Lucas 23:43

Jesus trabalhava no Sábado - João 5:17

As duas vezes que Deus desceu a terra